domingo, 11 de setembro de 2011

O Intrigante humor!

A ironia esclarece?
 É apenas um humor?
 Nos deixa a pensar?




As figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens.
São: Elipse, zeugma, pleonasmo, hipérbato, anacoluto, silepse, metáfora, metonímia, perífrase, catacrese, antítese, eufemismo, ironia, hipérbole e prosopopeia.   Uma  mini aula de português.
Todas as figuras estão disponíveis para expressar-nos melhor,  tem uma que na minha opinião, tem que ser bem colocada pois soa realmente intrigante, é a ironia.   Utilizada muito por jornalistas que fazem cronicas.
Ex: D. Inês amava as crianças e as deixavam ajoelhadas no milho quando não queriam comer.    Ai alguns pensaram:  __  Como pode amar as crianças e colocá-las de castigo?    Outros diriam:   Ela os amava por isso os castigava, para que aprendessem?  Já outros:  __ Assim se ensina, castigando?   Bom cada tem uma forma de ver e pensar, assim são os humanos, mas a questão é,     onde se quer chegar com tal ironia, ofender a D. Inês, dizer que ela era má, ou o que?  A isto me refiro que a ironia fica sempre  como uma interrogação.   Então sempre que o fim dela seja atacar à alguém, e não ajudar, eu prefiro não usá-la.     Claro que muitos a usam como humor, ai é diferente, onde causa até mesmo graça, incluso tem um link que compartilho e é algo bem humorado, podem visitar se quiserem.
Mas aqui, podem ficar tranquilos se  eu quiser expressar algo direi com plenas palavras, e principalmente porque na escrita, não é possível entender o que se quer dizer realmente,  se não é bem expressado, então é preciso colocar bem as palavras, afim de que se entenda e seja uma boa comunicação a todos.
É claro que entendemos que todos podem usar  as figuras de linguagem como quiserem, mas quando o fim seja atacar, a ironia pode ser um tanto quanto intrigante.

Sem lenha o fogo se apagará, e não havendo intrigante, cessará a contenda. (Provérbios 26:20)

3 comentários:

Lojinha Coisas da Dany disse...

Oi flor! Seguindo
Venho convidar você a fazer uma visita ao meu blog!

Tenho certeza que você vai gostar!
Seja uma seguidora
Bjss

http://princesas-pink.blogspot.com/

Gabriela Peñaloza disse...

ES VERDAD HAY PERSONAS QUE UTILIZAN LOS SÍMBOLOS DE FORMA EQUIVOCADA, SOLO PARA IRONIZAR COMO LA SEÑORA DICE. Y AVECES NO SE ENTIENDE LO QUE REALMENTE SE QUIERE EXPRESAR, TENDRÍAMOS QUE UTILIZAR UN LENGUAJE MAS CLARO Y USARLO DE FORMA CORRECTA RESPETANDO A LOS DEMÁS, BESITOS. GABY♥

Gabriela Peñaloza disse...

MUY BUENOS LOS TEMAS PUBLICADOS SEÑORA AMIGA QUERIDA, FELICIDADES, DESEO QUE DIOS CONTINÚE BENDICIENDO A USTEDES, SALUDOS! GABY♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...