terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dica para um sono perfeito


Você sabe o que é higiene do sono?

mulher dormindo>
Sensação de cansaço ao acordar, sonolência durante o dia e falta de disposição podem ser sintomas de que você não está se preparando adequadamente para ir dormir. Embora o sono seja uma função regulada pelo nosso relógio  biológico, as mudanças pelas quais nossa sociedade passou nos últimos séculos fez com que nosso corpo começasse a necessitar de uma ajudinha para se preparar para dormir.
É para isso que serve a higiene do sono, um conjunto de medidas comportamentais que, ao serem adotadas, garantem o sono reparador que todos precisam para começar bem o próximo dia. "Nós somos mamíferos diurnos e o relógio biológico nos faz acordar durante o dia e dormir à noite. O ser humano, até antes da luz elétrica, dormia mais e depois da Revolução Industrial nós começamos a nos desvencilhar do nosso sono natural" , explica Maurício Bagnato, médico responsável pelo setor de medicina do sono do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e membro da diretoria da Associação Brasileira do Sono.
Melatonina, o hormônio do sono
O relógio biológico não é realmente um relógio ou um órgão do corpo humano, mas uma série de respostas que nosso corpo emite ao receber determinados estímulos. A melatonina, por exemplo, é um hormônio cuja produção fica bloqueada quando estamos expostos à luz, e quanto mais melatonina no corpo, mais sono sentimos.
Maurício Bagnato menciona que por muitos milênios o corpo humano iniciava a produção da melatonina quando o sol se punha e encerrava quando ele nascia, mas como o hormônio é sensível a qualquer tipo de luz, a luminosidade emitida por aparelhos de televisão, celulares, tablets, computadores, e-readers e lâmpadas também pode fazer com que a chegada do sono seja retardada. Daí vem a primeira regra da higiene do sono, controlar e evitar a exposição à luz algumas horas antes e na hora de dormir.
 Por Samanta Dias - Equipe BBel

Um comentário:

Gabriela Peñaloza disse...

MUY INTERESANTE NO SABIA ESTO! ME AYUDA ESTE ARTICULO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...